Nota de imprensa | CHTMAD com novo procedimento em cardiologia

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) conta, desde fevereiro de 2021, com um novo procedimento – a implantação de pacemaker epicárdico com apoio da cirurgia cardíaca.
.Esta intervenção, disponível para doentes com insuficiência cardíaca e/ou diversas arritmias, é encarada como alternativa terapêutica aos casos clínicos com contraindicação ou impraticabilidade de implantação de pacemaker convencional.
.Com o início deste procedimento, único na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pacientes da área de influência do CHTMAD veem, assim, melhorada a acessibilidade aos cuidados de saúde.
.Para Renato Margato, médico cardiologista, “este procedimento multidisciplinar, que conta com o apoio da cirurgia cardíaca e da anestesiologia, permite dar resposta a um grupo de doentes de risco que, até agora, teriam que se deslocar aos hospitais de referência no litoral”.
.A aposta neste procedimento mais diferenciado constitui um reforço da visão de proximidade adotada por este centro hospitalar e da excelência na prestação de cuidados de saúde à população.