Apoio ao cidadão

 

 

 

Mais e melhor informação é o nosso principal objetivo ao fornecer-lhe alguns dos panfletos informativos que se seguem. Todos eles elaborados por profissionais de saúde do CHTMAD, E.P.E, revistos pelo Grupo PFE e aprovados em Conselho de Administração.

Anestesiologia » unidade dor aguda
Cardiologia » atividade física | colesterol | cardiotocografia diabetes | enfarte agudo do miocárdio | hipertensão arterial | implantação de um pacemaker | insuficiência cardíaca-informação e monitorização | insuficiência cardíaca-dieta: potássio | insuficiência cardíaca-comorbilidades: que medicamentos posso tomar? insuficiência cardíaca-conheço a minha doença | insuficiência cardíaca-estilo de vida saudável: o que é? | insuficiência cardíaca-vigilância de sinais: peso, pressão arterial e frequência cardíaca | obesidade tabagismo 
Centro oncológico »  como prevenir o cancro? | informação sobre tratamento dos excreta em doentes em quimioterapia | quimioterapia | radioterapia | vai iniciar quimioterapia?
Cirurgia ambulatório » guia do utente
Cirurgia geral » guia do ostomizado – o dia a dia com naturalidade cirurgia colo – retal – informação ao utente | irrigação
Consulta externa » flyer para prevenção da diabetes – reduza o risco 1 | flyer para prevenção da diabetes – reduza o risco 2 | flyer para prevenção da diabetes – não esquecer! | flyer para prevenção da diabetes – sinais de alerta!flyer para prevenção da diabetes – mensagens de perigo! centro de vacinação internacional
Convalescença » manual de acolhimento
Direitos e deveres » direitos e deveres dos utentes
Farmácia »  conte com a ajuda do farmacêutico hospitalar  | metoxaleno – informação ao utente  
Fisiatria » tratamento da espasticidade | exercícios de auto-mobilização do ombro | o linfedema do braço após cirurgia da mama
Genética » amniocentese
Ginecologia »  auto exame da mama | colposcopia | como realizar os exercícios de kegel | espermograma | estudo urodinâmico  | histerossalpingografia  | histeroscopia | incontinência urinária
 inseminação intrauterina métodos contracetivos prolapso de orgãos pélvicos tratamento de lesão do colo do útero por ansa diatérmica
Humanização »  voluntariado – em tempo de pandemia | acompanhantes e visitas – em contexto de pandemia
Imagiologia » porque é que vou colocar o arpão
Manual de acolhimento » vila real | chaves lamego
Medicina interna »   | orientações ao doente hipocoagulado posicionamentos e transferência de doentes com avc (acidente vascular cerebral) 
Nefrologia » biópsia renal| acolhimento – hemodialise-chaves| guia de acolhimento – unidade de vila real | medidas de preocupação no transporte do utente hemodializado | CRI . centro de diálise – guia de acolhimento
orientações sobre acessos vasculares para tratamento de hemodialise
Nutrição » aromatizar para saborear | está grávida ou a amamentar? então leia com atenção… | foi submetido a uma cirurgia gástrica? então leia com atenção… |  hospital da fantasia | Comer bem e emagrecer
se tem uma ostomia, deve ler com atenção… | tem colesterol elevado? então deve ler com atenção… |  tem diabetes? então deve ler com atenção…
tem diabetes gestacional? então deve ler com atenção…  |  tem diabetes, tensão arterial elevada e excesso de peso? então deve ler com atenção…
tem doença celíaca? então deve ler com atenção… | tem excesso de peso? então deve ler com atenção…  | tem excesso de peso(crianças)? então deve ler com atenção…  | tem o ácido úrico elevado? então deve ler com atenção…
tem insuficiência renal crónica e deve fazer restrição de líquidos e sódio? então deve ler com atenção…  |  tem insuficiência renal crónica e o fósforo elevado? então deve ler com atenção…
 tem os triglicerídeos elevados? então deve ler com atenção…  |  tem o potássio elevado? então deve ler com atenção…  |  utilização da abóbora | utilização da castanha | utilização do feijão
 
Ortopedia » exérese de hérnia discal lombar laminectomia
Obstetrícia » alguns conselhos para as mães | auto exame da mama | aleitamento materno | diabetes gestacional ecografia do 1 º trimestre | ecografia do 3 º trimestre  | ecografia morfológica guia do acompanhante da grávida |          
 guia de acolhimento no bloco de partosinseminação intrauterina | recomendações para histerossalpingografia  | sala de apoio à amamentação | sala de apoio à amamentação
Paliativos » manual de acolhimento
Patologia mamária » apresentação da unidade de patologia mamária do chtmad
Pediatria » acidentes de trânsito e choques elétricos asfixia-intoxicação e outros cuidados brincar, cuidar (1) | a brincar… cuidar” (2) |   alguns conselhos para o seu bebé 
contactos aleitamento | guia do acolhimento do internamento de pediatria | guia do acolhimento da neonatologia | guia do acolhimento da urgência pediátrica | dentinhos 
infeções associadas aos cuidados de saúde | quedas e ferimentos | queimaduras e afogamentos | sala de apoio à amamentação | viaja comigo em segurança
Psiquiatria » direitos e deveres dos utentes – crianças e adolescentes
Unidade de doenças infeciosas (UIDI) » comportamento a adotar na uidi
Unidade da Mama » aulas de exercício físico | biopsia da mama guia de apoio à mulher com patologia mamária | pesquisa do gânglio sentinela | porque vou colocar o arpão?

 

 

Deixe aqui a sua sugestão, elogio ou reclamação.


O Serviço Social do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. (CHTMAD) enquadra-se na orgânica hospitalar, como estrutura de suporte à prestação de cuidados de saúde.

Tem como missão intervir sobre os aspetos psicossociais associados à doença, promovendo condições para a reabilitação social dos doentes, reduzindo o impacto de fatores socioeconómicos, culturais e ambientais desfavoráveis ao seu bem-estar.

O Serviço Social integra as diversas equipas multidisciplinares e procura dar resposta aos problemas dos utentes que recorrem ao Centro Hospitalar, provenientes das áreas de internamento, serviços de urgência, consulta externa, hospitais de dia e equipa comunitária de saúde mental, sempre em articulação com a rede social formal e informal.

Valores e princípios:

Os valores orientadores do assistente social são a justiça social, a universalidade, a equidade, a solidariedade, o respeito pela liberdade individual e o exercício da cidadania, o respeito pela pessoa humana. Tem como princípios base, a sustentabilidade, a autonomia do utente e a humanização dos cuidados.

Competências:

Identificar e analisar os problemas e as necessidades de apoio social dos utentes, elaborando o respetivo diagnóstico social;

Proceder ao acompanhamento e apoio psicossocial dos utentes e das respetivas famílias, no quadro de grupos sociais em que se integram, mediante a prévia elaboração de planos de intervenção social;

Participar na definição, promoção e concretização das políticas de intervenção social a cargo dos respetivos serviços ou estabelecimentos;

Assegurar a continuidade dos cuidados sociais a prestar, em articulação com os parceiros da comunidade;

Envolver e orientar utentes, famílias e grupos no autoconhecimento e procura de recursos adequados às suas necessidades;

Articular com os restantes profissionais dos serviços para melhor garantir a qualidade, humanização e eficiência na prestação de cuidados;

Relatar, informar e acompanhar, sempre que necessário e de forma sistemática, situações sociais problemáticas, em especial as relacionadas com crianças, jovens, idosos, doentes e vítimas de crimes ou exclusão social;

Analisar, selecionar, elaborar e registar informação no âmbito da sua intervenção profissional e da investigação;

Proceder à investigação, estudo e conceção de processos, métodos e técnicas de intervenção social;

Colaborar com as instituições de ensino superior na formação académica e supervisão de estágios dos alunos do curso de serviço social.

O Serviço Social integra:

Equipas de Gestão de Altas (EGA);

Equipa Intra-Hospitalar Cuidados Paliativos (EIHSCP);

Unidade Coordenadora Funcional de Saúde Materna e Neonatal (UCF);

Núcleo Hospitalar de Apoio às Crianças e Jovens em Risco (NHCJR);

Equipa de Prevenção de Violência Doméstica (EPVA);

Equipas de Trabalho da Qualidade do Projeto de Acreditação do CHTMAD

Rede Social (CLAS) do Concelho de Peso da Régua, Lamego e Chaves;

Núcleo Executivo do Concelho de Lamego.

Horário:

O atendimento do Serviço Social, preferencialmente por marcação prévia, é de segunda a sexta-feira, das 9h30m às 12h30m e das 14h às 16h30m.

Contatos:

Telefone geral: 259 300 500

Email: Ssocial2@chtmad.min-saude.pt

Unidade de Vila Real

Unidade de Chaves

Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar

Unidade de Lamego

Dr.ª Actéa do Céu Alves » extensão 4744/ 5869 (Coordenadora do Serviço Social)

Dr.ª Gabriela Carvalho » extensão 1266/ 5857

Dr.ª Maria Luís Roque » extensão 1203/ 5866

Dr.ª Helena Maria Ramos » extensão 2436/ 5871

Dr.ª Maria Teresa Manso » extensão 4641/ 5877

Dr.ª Clotilde Tomaz » extensão 1502/ 5007

Dr.ª Vânia Pereira » extensão 7455

Dr.ª Maria João Artilheiro Alves » extensão 4551 /5489

Dr.ª Maria Luís Roque » extensão 1203/ 5866

Dr.ª Arminda Moura » extensão 4454/ 5495

Dr.ª Beatriz Pereira » extensão 7433

Dr.ª Cristina Cerqueira » extensão 4454/ 5847

Dr.ª Patrícia Santos » extensão 4774/ 7096

Dr.ª Sónia Vilarinho » extensão 4432/ 7097

Dr.ª Helena Figueiredo » extensão 4332/ 5838

Dr.ª Inês Mota » extensão 4446 / 7105

Dr.ª Marcela Costa » extensão 4627/ 7453

O Gabinete do Cidadão (GC) do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro é uma unidade funcional do Serviço de Humanização, com composição multidisciplinar.

O GC é um serviço criado pelo despacho ministerial 26/86 de 30 de junho, destina-se a receber, analisar, encaminhar e tratar reclamações, elogios, sugestões e louvores, apresentadas pelos Utentes dos serviços de saúde e público em geral em conformidade com a legislação em vigor, constituindo-se um instrumento de gestão dos serviços, a qual compete a promoção e representação dos direitos e interesses dos cidadãos.

 

Funções:

 » promover, informar e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos relativos aos serviços de saúde;

 » receber exposições, sugestões, elogios e louvores dos cidadãos sobre a organização e/ou funcionamento dos serviços e comportamentos dos profissionais e proceder à sua análise;

 » informar sobre as reclamações pendentes de resposta;

 » redigir as reclamações orais nos termos da alínea anterior sempre que os Utentes se encontrem impossibilitados de o fazer;

 » gestão e tratamento das exposições, sugestões e elogios e louvores rececionados;

 » atendimento presencial dos utentes;

» elaborar relatório anual;

» verificar com periocidade o grau de satisfação dos utentes que contactaram o CHTMAD.

 

Objetivos:

» reforçar a cidadania e a acessibilidade;

» promover a humanização;

» melhorar a relação Utente e Instituição; 

 » promover a eficácia e qualidade.

 

Localização/ horário de funcionamento/ contactos:

O cidadão pode apresentar as suas reclamações, sugestões, elogios e louvores em diferentes locais e por diferentes vias:

» presencialmente ou por escrito no GC em cada uma das unidades hospitalares;

» no livro de reclamações;

» nas caixas de sugestões;

» por carta, correio eletrónico e fax;

» On-line no site do CHTMAD E.P.E;

» On-line no site da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Nota: em conformidade com o Decreto-lei n.º 126/2014 de 22 de agosto, todas as queixas e reclamações são obrigatoriamente remetidas, pelo GC à Entidade Reguladora da Saúde. 

 

Unidade Hospitalar de Chaves Unidade Hospitalar de Lamego Unidade Cuidados Paliativos

Vila Pouca de Aguiar

Unidade Hospitalar de Vila Real
Consulta Externa Psiquiatria – piso 2 Consulta Externa – piso 2 posto administrativo – entrada Edifício principal (F) – piso 0
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro

5400 – 279 Chaves

Lugar de Calvilhe, Parede

5100 – 038 Lamego

Estrada Nacional 2

5450 – 011 Vila Pouca de Aguiar

Avenida da Noruega, Lordelo

5000 – 508 Vila Real

Dias úteis: 8.30h – 13h e 14h – 16.30h Dias úteis: 8.30h – 13h e 14h – 16.30h Dias úteis: 8.30h – 13h e 14h – 17h Dias úteis: 8.30h às 17h
telefone: 259 300 500 – ext.1267

email:gabutentech@chtmad.min-saude.pt

telefone: 259 300 500 – ext.2237

email:gabutentela@chtmad.min-saude.pt

telefone: 259 300 560

email:gabutente@chtmad.min-saude.pt

telefone: 259 300 560

email:gabutente@chtmad.min-saude.pt