Programa de Estágios – Estágiap XXI 2ª Edição

Informam-se, todos os interessados, que se encontram abertas as candidaturas a estágios neste Centro Hospitalar, no âmbito do Programa de Estágios – Estágiap XXI 2ª Edição.

Os candidatos devem efetuar a sua candidatura no sítio da internet do EstágiAP XXI, acessível no portal da Bolsa de Emprego Público (BEP), em www.bep.gov.pt

Toda a informação pode ser consultada em: https://www.bep.gov.pt/pages/Estagios/EstagiAPXXI/Default.aspx

» Aviso de abertura

» Regulamento

Psicologia Clínica (Serviço de Psicologia)

Área de Formação: Psicologia Clínica

Objetivos do Estágio: com a realização do estágio pretende -se que o psicólogo estagiário aplique, em contexto real de trabalho, os conhecimentos teóricos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da profissão, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.

Funções: Funções científicas e técnicas de avaliação, psicodiagnóstico e intervenção psicológica na área clínica e da saúde.

Psicologia do Trabalho (Serviço de Organização – Unidade de Gestão de Risco Geral e Segurança no Trabalho)

Área de Formação: Psicologia – Especialidade Psicologia do Trabalho

Objetivos do Estágio: identificar, prevenir, mitigar/eliminar os riscos Psicossociais dos profissionais do CHTMAD, de forma a dar cumprimento ao estipulado na lei.

Funções: efetuar avaliação de riscos Psicossociais dos profissionais do CHTMAD de todas as Unidades e apresentar propostas de correção para a prevenção, mitigação/eliminação desses mesmos riscos.

Recursos Humanos (Serviço de Gestão de Recursos Humanos)

Área de Formação: Gestão/Economia

Objetivos do Estágio: Desenvolvimento, por parte do estagiário de atividades relacionadas com a área de Gestão de Recursos Humanos, designadamente, e com especial relevo no âmbito do modelo de avaliação do SIADAP.

Funções: auxilio na formalização e reativação do processo de avaliação dos colaboradores da instituição – SIADAP e regime de avaliação da carreira dos TSDT; tramitação das progressões nas diversas carreiras e Processamento de salários.

Ciências Empresariais (Centro de Gestão)

Área de Formação: Ciências Empresariais

Objetivos do Estágio: Criação de uma ferramenta para a avaliação e gestão da produção cirúrgica; Criação de uma plataforma de interligação entre a atividade necessária, proposta e realizada; reformulação dos mapas de pagamento da atividade adicional; Criação de uma metodologia para a interligação entre a Informação extraída do SONHO, do BI e do SIGLIC. Elaboração de um Projeto subordinado ao tema: Impacto do COVID na atividade cirúrgica no CHTMAD, qual a realidade?

Funções: Funções de estudo, planeamento, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica, que irão fundamentar e preparar decisões do Centro de Gestão de Cirurgia (CGC). Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral. As funções serão exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com supervisão pelos elementos do CGC.

Gestão (Serviço de Imagiologia)

Área de Formação: Gestão

Objetivos do Estágio: evitar que colaboradores sem formação na área sejam afetos a estes assuntos, com sobreposição excessiva de tarefas clínicas e administrativas.

Funções: promover o adequado planeamento e melhoria de qualidade na área da Contratação pública; permitir a implementação de novas medidas para a gestão de materiais de consumo, com vista a diminuição do desperdício e melhoria contínua dos processos atuais do Serviço nesta área; controlo adequado na prestação dos serviços externos.

Administração Hospitalar (Centro de Gestão)

Área de Formação: Administração Hospitalar

Objetivos do Estágio: reconhecer a importância da área de administração/ gestão hospitalar; conhecer os desafios e questões relacionados com a gestão de serviços de saúde; aplicar os conhecimentos adquiridos à realidade de uma instituição prestadora de serviços de saúde.

Funções: participar em atividades relacionadas com a gestão hospitalar, de planeamento, monitorização, análises custo-benefício.

Gestão (Unidade de Projetos)

Área de Formação: Gestão/Economia

Objetivos do Estágio: reconhecer a importância da área de planeamento e controlo de projetos de investimento; monitorizar financeiramente projetos de investimento cofinanciados; monitorizar financeiramente planos de investimentos anuais e plurianuais.

Funções: participar em atividades de monitorização da execução financeira de investimentos financiados, ou não por fundos comunitários.

Gestão da Qualidade (Serviço de Gestão da Qualidade)

Área de Formação: Gestão

Objetivos do Estágio: Elaboração de conteúdos para a newsletter interna “Segurança do Doente”. Apoio na gestão da aplicação “Gestão de Risco”; Apoio na gestão da aplicação “Gestão Documental”; Apoio na gestão da aplicação “Gestão de Auditorias”; Levantamento/atualização de legislação aplicável à área da saúde, nomeadamente relativa à Qualidade; Apoio na gestão do projeto SINAS da Entidade Reguladora da Saúde.

Funções: Técnico Superior de Gestão da Qualidade.

Design (Serviço de Comunicação e Imagem)

Área de formação: Design

Objetivos do estágio: analisar, estudar e implementar formas para a recolha de informação | opinião dos pacientes.

Funções: levantamento e análise de soluções existentes no CHTMAD – levantamento de necessidades; pesquisa e análise de soluções existentes no mercado nacional e estrangeiro; traçar um plano de ação para a recolha e tratamento das opiniões dos utentes, nas mais diversas vertentes, elencando os diversos meios para a recolha de informação, bem como as diversas formas para a sua divulgação; conceber e desenvolver as formas | produtos para a recolha dessa informação, assim como projetar layouts gráficos para a sua divulgação.

Informática (Unidade de Formação)

Área de Formação: Engenharia Informática

Objetivos do Estágio: A informatização do processo de formação, permitindo o registo online de todas as ações realizadas nos diversos serviços do CHTMAD, bem como do processo de recrutamento dos funcionários e dos estágios curriculares e não curriculares

Funções: Criação de uma plataforma de gestão da formação, recrutamento e estágios. Elaboração de uma página web do Gabinete da Unidade da Formação.