Tempos de Espera
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Urgência
O site e a aplicação Tempos Médios na Saúde permite ao utente conhecer os tempos de resposta para atendimento hospitalar.
Num episódio de urgência, o doente ao chegar ao hospital é submetido à triagem, onde lhe é atribuído um nível de prioridade, correspondente a uma cor (de acordo com a Triagem de Manchester ou Triagem Canadiana).
Considera-se tempo de espera o intervalo entre o fim da triagem e o primeiro atendimento médico.
A metodologia definida para estimar o tempo de espera é:
- Média aritmética de todos os atendimentos ocorridos nas duas últimas horas até ao momento da atualização;
- A atualização tem um intervalo de 5 minutos.
De acordo com a Norma da DGS n.º 002/2015 de 06/03/2015, atualizada a 23/10/2015, entende-se por Triagem de Manchester:
- Trata-se de um sistema que foi implementado em Manchester (UK) em 1997 e desde então adotado como norma em vários hospitais do Reino Unido10. Este sistema está implementado em vários países europeus, nomeadamente, no Reino Unido, Holanda, Portugal e Espanha.
- Implementada em Portugal desde o ano 2000, enquanto instrumento de apoio à gestão do risco clínico em contexto de serviço de urgência, a triagem de Manchester permite identificar uma prioridade clínica, com posterior alocação do doente na área de atendimento mais adequada;
- A triagem de Manchester tem como objetivo definir o nível de prioridade, a identificação de critérios de gravidade de uma forma objetiva e sistematizada, indicando a prioridade clínica com que o doente deve ser atendido e o respetivo tempo alvo que é recomendado até à primeira observação médica. Não se trata de estabelecer diagnósticos;
- O método consiste em identificar a queixa inicial (de apresentação) e seguir o fluxograma de decisão (no total 52 que podem abranger situações clínicas possíveis). A utilização deste sistema classifica o utente numa de 5 categorias identificadas por um número, nome, cor e Norma nº 002/2015 de 06/03/2015 atualizada a 23/10/2015 12/22 tempo alvo de observação inicial (emergente = vermelho = 0 minutos; muito urgente = laranja = 10 min; urgente = amarelo = 60 min; menos urgente = verde = 120 min; não urgente = azul = 240 min);
De acordo com a Norma da DGS n.º 002/2015 de 06/03/2015, atualizada a 23/10/2015, entende-se por Triagem Canadiana:
- A Canadian Triage and Acuity Scale (CTAS) é um instrumento que tem como objetivo a definição de forma precisa das necessidades dos pacientes em relação ao tempo, determinando o nível de urgência, os recursos necessários e o desempenho em relação aos objetivos operacionais;
- A escala inclui três conceitos importantes: utilidade, relevância e validade. O objetivo operacional principal da CTAS é definir o tempo para o doente ser atendido pelo médico, uma vez que a maior parte das decisões sobre a investigação clinica e o inicio do tratamento não ocorrem sem a observação médica;
- Em 2008 foi publicada a revisão da Canadian Paediatric Triage and Acuity Scale (PaedCTAS), implementada no Centro Hospitalar de São João, EPE, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE em várias e atualmente encontra-se, em fase de implementação, a última versão de 2012, no Centro Hospitalar de São João, EPE .
- A PaedCTAS é uma escala com 5 níveis que classifica o doente, com base num processo que inclui 3 passos: impressão inicial da gravidade clínica avaliada pelo triângulo de avaliação pediátrica, avaliação da queixa/motivo de consulta e avaliação dos sinais vitais, tendo em conta a idade e os fatores de risco associados. A dor tem um papel determinante na classificação da urgência. Define os tempos de atendimento médico por nível de prioridade.
- A PaedCTAS possui 5 níveis de prioridade associados a cores e um manual com a descrição e detalhamento das características clinicas em cada nível para atendimento pediátrico: (nível 1 – emergente = vermelho = 0 minutos; nível 2 – muito urgente = laranja = 15 min; nível 3 – urgente = amarelo = 30 min; nível 4 – pouco urgente = verde = 1 hora; nível 5 – não urgente = azul = 2 horas).
Consulta
O site e a aplicação Tempos Médios na Saúde permite ao utente conhecer o tempo médio de resposta à primeira consulta hospitalar (em dias), por especialidade e prioridade, pedida pelos cuidados de saúde primários e entidades externas, de cada instituição hospitalar.
Permite, ainda, divulgar o número de utentes que se encontram a aguardar consulta, no final do período em análise.
O tempo máximo de resposta garantida (TMRG), por prioridade é o seguinte:
- Muito Prioritário – 30 dias;
- Prioritário – 60 dias;
- Normal – 120 dias.
Considera-se o tempo de resposta para a realização da primeira consulta hospitalar, o intervalo de tempo entre o dia da criação do pedido e o dia da realização da consulta.
Relativamente ao número de utentes que se encontram a aguardar consulta, é disponibilizada a informação daqueles que aguardam atribuição de prioridade, pelo médico triador hospitalar.
Cirurgia
O site e a aplicação Tempos Médios na Saúde permite ao utente conhecer o tempo médio de espera dos utentes operados (em dias), por especialidade, prioridade e patologia, de cada instituição hospitalar.
Permite, ainda, divulgar o número de utentes que se encontram a aguardar por cirurgia programada, no final do período em análise.
Considera-se tempo de espera dos utentes operados, o intervalo de tempo entre o dia da criação da proposta (data de inscrição) e o dia da respetiva cirurgia.
De acordo com a Portaria n.º 87/2015 de 15 de março, o tempo máximo de resposta garantida (TMRG), por prioridade e patologia, é o seguinte:
Nível Prioridade Clínica | Patologia | Tempo máximo de resposta garantido |
---|---|---|
Muito Prioritário | Doença oncológica Doença não oncológica |
15 dias |
Prioritário | Doença oncológica | 45 dias |
Doença não oncológica | 60 dias | |
Normal | Doença oncológica | 60 dias |
Doença não oncológica | 180 dias |