Urgência

Antes de recorrer ao Serviço de Urgência dirija-se aos cuidados de saúde primários. Se a situação necessitar, encarregar-se-ão de o referenciar para o SU do hospital.

No serviço de urgência o atendimento é feito por critérios de prioridade. Será atendido por um enfermeiro que, após lhe colocar algumas questões, lhe atribuirá um grau de prioridade e o encaminhará para o local onde deve aguardar pela observação médica.

Sempre que um familiar ou acompanhante deseje saber informações , deve dirigir-se ao balcão das relações públicas existente neste serviço, o qual também dispõe de um espaço próprio, designado por sala de acompanhantes.

Este serviço funciona 24 horas por dia – telefone: 259 300 500 | 4547

» Triagem de manchester

A triagem de Manchester compreende um conjunto de regras de acesso ao Serviço de Urgências descritas nesta secção.

. O porquê de um sistema de prioridades?

As urgências Hospitalares existem para o atendimento rápido das situações de risco para a saúde, pelo que é claro que quanto mais grave a situação clínica mais rapidamente devem ser atendidos.

. Se vier de um sap, de outro médico ou de ambulância:

Mesmo tendo sido enviado de um SAP, ou pelo Médico Assistente terá de ser avaliado na triagem de prioridades, e se a sua situação for considerada não urgente (azul) aguardará a sua vez, ou seja, quando não houver doentes mais graves.

. Triagem de prioridades:

O sistema de triagem de Manchester, já em vigor em vários Hospitais do País, está acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e ordem dos Enfermeiros.

Este sistema utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao Serviço de Urgência.

. Como se faz a triagem?

Após efectuar a sua inscrição na Admissão de Utentes será encaminhado para um gabinete novo, onde será atendido por um Enfermeiro que lhe fará algumas perguntas sobre o motivo da sua vinda e após uma observação rápida, mas objectiva lhe atribuirá uma “cor”.

. O que significam as cores?

Existem 5 cores, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, cada uma representando um grau de gravidade e o tempo ideal em que o doente deverá ser atendido.

 » emergente
 » muito urgente
 » urgente
 » pouco urgente
 » não urgente

 

. O que acontece de seguida?

Se for considerado emergente (vermelho) entrará de imediato no balcão a que se destina.

Se for considerado muito urgente (laranja) ou urgente (amarelo) entrará para uma sala de espera interna onde o Médico o chamará para ser observado e tratado.

Se for considerado pouco urgente (verde) ou não urgente (azul) aguardará na sala de espera a sua vez, que será quando não houver doentes mais graves para serem tratados.

» Anestesiologia

» Cardiologia

» Cirurgia

» Gastroenterologia

» Ginecologia

» Imunohemoterapia

» Medicina Geral

» Medicina Intensiva

» Medicina Interna

» Neurologia

» Nefrologia

» Obstetrícia

» Oftalmologia

» Otorrinolaringologia

» Ortopedia

» Pediatria

» Pneumologia

» Psiquiatria

 

» Cirurgia Geral

» Medicina Geral

» Medicina Interna

 

» Anestesiologia

» Cirurgia

» Medicina Geral

» Medicina Interna

» Ortopedia

» Pediatria